Games · JRPG

O mundo obscuro de Castelo Mogeko

Existem certas coisas que só mesmo a internet pode nos proporcionar e uma delas é Castelo Mogeko, a primeira vista,  um jogo feito no rpg maker com personagens fofinhos e um sistema de gameplay relativamente simples onde o foco é puramente a exploração. Para muitos vai ser só isso mesmo, mas se você se dedicar um pouquinho mais, irá adentrar em um fascinante universo totalmente bizarro de humor negro, personagens estranhos (porém bonitinhos) e temas complexos e delicados tratados de uma forma bem sutil. Bem vindos ao Castelo Mogeko.

Um prisioneiro no fundo do mar

A mente por trás do jogo é alguém conhecido(a) apenas como Deep-Sea Prisioner e não se sabe se é uma ou mais pessoas ou qual seu gênero. O fato é que ele (vou chamar assim só pra facilitar tá? -.-) hoje é bem conhecido por ter lançado alguns jogos bem únicos feitos no rpg maker e também alguns mangás. Eu diria que a característica mais marcante nas suas obras é a direção de arte empregada nos personagens que tem traços bem únicos, forte personalidade e carisma. Todas as histórias são criadas em cima das relações entre eles.

Ele costuma dizer que quando vai criar alguma coisa, primeiramente ele define as situações e eventos que irão ocorrer, quando acontecem, que sentimentos ele quer evocar e então começa a trabalhar em cima disso.

Outra curiosidade dita pelo próprio Deep-Sea Prisioner é que em suas obras, com exceção dos humanos, todos os outros seres são bissexuais e não tem gênero definido (Não tem mesmo muitos seres humanos nos jogos).

3f02667186

Corre Yonaka, corre!

Explicar sobre do que se trata o jogo é algo relativamente simples. Como algo feito no rpg maker não podemos esperar nada muito complexo. Aqui você basicamente irá andar, correr, interagir com objetos e eventualmente falar com alguns npc’s. No controle de Yonaka Kurai, seu objetivo é fugir do bizarro castelo Mogeko enquanto estranhas (e fofas) criaturas chamadas Mogekos tentam te pegar, e é justamente aqui que as bizarrices começam pois logo no início fica claro o que eles querem fazer com você.

1454965193789.png

Mas vamos do início. O jogo começa com Yonaka pegando um metrô para visitar seu irmão, ela acaba adormecendo e quando acorda está em uma estação desconhecida e completamente deserta. Quando ela sai acaba descobrindo alguns cartazes que foram escritos por alguém (ou algo) que tem uma obsessão um pouco fora do normal por prosciutto (basicamente um tipo de presunto fatiado). Ao seguir ela encontra com os mogekos que são criaturas fofinhas que parecem uma mistura de gatos com coelhos. Essas criaturas são pervertidas e violentas e vão perseguir Yonaka durante todo o jogo com o aparente objetivo de abusar sexualmente da garota (Pois é, eu disse que era bizarro).

O jogo não possui combate, então você terá que fugir, se esconder e evitar os Mogekos a todo custo, porém eventualmente você acabará se envolvendo em alguma situação que acabará matando Yonaka, isso destrava alguns dos finais ruins do jogo (existem vários), eles podem acontecer em momentos inesperados, como por exemplo interagir com um quadro ou um npc aparentemente inocente.

Os mogekos especiais

Durante a aventura pelo castelo, você conhecerá alguns Mogekos diferentes, eles tem características únicas, um deles usa uma roupa de galinha, outro é vermelho, outro é um anjo e por ai vai. Esses são os 7 Mogekos especiais que vão te ajudar a fugir do castelo. Com eles você descobrirá que existe um rei mogeko que é ainda mais pervertido que os outros e ele aparentemente é quem está liderando a caçada para te capturar, no entanto você receberá a ajuda de um outro Mogeko bem diferente, ele é convenientemente chamado pela Yonaka de Mogeko Defeituoso e é o personagem mais adorável dos 4 cantos da terra (acredite em mim).

2tv7ly_s_400x400

Mogeko defeituoso tem lutado contra os mogekos há algum tempo e por isso está cheio de cicatrizes, após Yonaka liberta-lo de forma bem contraditória de sua cela, ele vai se aliar a garota para ajuda-la a fugir. A relação que vai surgir entre eles nos presenteia com excelentes momentos cheios de piadinhas e outros realmente emocionantes.

Além do rei mogeko, o jogo conta ainda com uma outra antagonista, uma garota com aparência colegial chamada de Moge-ko, exatamente, Moge-ko, ela é uma completa psicopata e até os mogekos temem a garota. Ela age como o nemesis do jogo, nos perseguindo por vários momentos, ela também é conhecida pela enorme quantidade de fanarts espalhadas pela internet, o povo adora um psicopata.

4089c7096b10d6d137372dc01907edc9

Considerações

Mogeko é um jogo que não vai te exigir muito tempo, dá para conclui-lo em cerca de duas horas e meia e ao final você ainda habilita a sala bônus onde pode ver todos os modelos de personagens, as artes das cutscenes e coisas do tipo.

Desde o início fica claro que o foco dele não é o gameplay em si e sim a história que ele quer te contar e ela será contada de forma bem sutil, através de frases soltas, detalhes nos cenários e coisas do tipo. Apesar de ser um jogo em pixel art e não ter quase nenhum jump scare, ele ainda trata de temas pesados como depressão, suicídio, abuso sexual, incesto, violência e pode te fazer ficar desconfortável em alguns momentos, esse sentimento é ainda mais forte por causa dos cenários e da música em certos momentos.

O jogo é totalmente gratuito e foi traduzido pelo site zero corpse, toma ai o link.

Caso você tenha lido até aqui, não deixe de mandar um abraço virtual e fique com essa música para ficar bem no clima do Mogeko.

Ja nee!

Spoilers/Teorias

Resolvi deixar isso para o final para não estragar o jogo para alguém que possa cair aqui de paraquedas. O fato é que o jogo não deixa nada muito claro, os acontecimentos finais e o próprio final são muito interpretativos e existem muitas teorias excelentes por ai, então queria deixar aqui registrada a minha interpretação da história.

O jogo inicia com a cena de um Mogeko na cabeceira de uma cama e ele diz que vai contar uma história. A principio eu pensei que ele estivesse falando comigo, o jogador, porém é possível ver que tem alguém na cama e essa é a Yonaka. Durante o jogo, em vários momentos nós vemos pequenas cutscenes da Yonaka com seu irmão no passado, ali é possível perceber que existia uma relação incestuosa entre eles, Yonaka aparenta ter ainda uma obsessão pelo garoto. Próximo do fim, quando Yonaka chega em casa, ela vê seu irmão com uma faca e corpos mutilados espalhados pela casa, a partir dai existem alguns finais possíveis, em um deles o garoto (Shinya, esqueci de dizer o nome do desgraçado -.-) mata a Yonaka e em outro a Yonaka é quem mata ele, aparentemente sem querer e depois disso ela pira loucamente, mata o rei mogeko e vira o novo rei.

A minha representação da história é que em algum ponto de sua vida, Yonaka presenciou um assassinato em sua casa, minha teoria é que seus pais tenham descoberto sua relação com o próprio irmão e o garoto acabou matando eles por causa do amor que ele sentia pela Yonaka (e porque ele é um psicopata), porém presenciar tudo isso foi um choque para a garota que acabou entrando em uma espécie de coma e por isso, toda a história do jogo se passa na sua cabeça. Os mogekos, o castelo, toda aquela loucura é uma criação da mente agora perturbada de Yonaka.

Uma outra teoria minha é que o subconsciente da Yonaka meio que apagou essas memórias horríveis dela e por isso acabou criando os mogekos e todos os perigos do castelo para tentar impedi-la de encontrar a verdade. Eu tenho essa ideia porque imagino que ela era tão obcecada pelo irmão que não percebia algumas coisas bizarras que ele faria, talvez o próprio fatos dos mogekos quererem abusar dela o tempo todo represente isso.

Enfim, isso é só uma teoria minha, existem várias outras ideias excelentes espalhadas por ai, mas espero que tenham curtido e caso tenham alguma outra teoria, não deixe de compartilhar ai.

Até mais e louvem o senhor do prosciutto.

moge_ko_by_ayahakubi-d8wgn8a

Um comentário em “O mundo obscuro de Castelo Mogeko

Deixe um comentário